Bem vindos ao meu cantinho!

Oi pessoal! Este cantinho é para partilhar com vocês algumas ideias,
atividades, textos, etc; que possam de fato nos ajudar nesta caminhada na
educação, espero que vocês gostem e não esqueçam de deixar um comentário.




Powered By Blogger

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Jogos e atividades- ALFABETIZAÇÃO

Analise cada jogo e cada atividade e aplique aos alunos e forma a refletirem sobre a leitura e a escrita:

1- Jogo dos 7 erros: a professora elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da palavra. A criança deve localizar essas substituições.

2- Jogo dos 7 erros: a professora elabora uma lista de palavras, e em 7 delas, inverte a ordem de duas letras ( Ex: cachorro- cachroro). A criança deve achar esses 7 erros.

3-Cruzadinha: A professora monta a cruzadinha convencionalmente, colocando o desenho para a criança pôr o nome. Mas, para ajudá-las, faz uma tabela com todas as palavras da cruzadinha em ordem aleatória. Assim a criança consulta a tabela e descobre quais são os nomes pelo número de letras, letra inicial, final, etc.

4- Quebra cabeça de rótulos: a professora monta quebra cabeças de róulos e logomarcas conhecidas e, na hora de montar,estimula a criança a pensar sobre a ordem das letras.

5- Ache o estranho: a prfessora recorta de revistas, logomarcas, rótulos, embalagens,etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre um estranho ( ex: 3 alimentos e um produto de limpeza, 4 coisas geladas e uma quente, três marcas começadas por "a" e uma por "j", cola cada grupo em uma folha e pede para o aluno cahar o estranho.

Um comentário:

cris disse...

Não posso deixar de agradecer á você por tanta dedicação e generosidade em compartilhar tantas informações, as quais são extremamente necessárias em especial para alfabetização, esta que é o alicerce para uma vida acadêmica de grandes realizações, confesso que me apossei de muitas de suas idéias e sugestões para a conclusão do meu trabalho final de curso(TCC) muito obrigada mesmo e que DEUS continue te abençoando para a alegria de todas as educadoras que podem contar com você. bjs att.......CRISTINA AMARAL ORTIZ -ARAÇOIABA DA SERRA SP