Bem vindos ao meu cantinho!

Oi pessoal! Este cantinho é para partilhar com vocês algumas ideias,
atividades, textos, etc; que possam de fato nos ajudar nesta caminhada na
educação, espero que vocês gostem e não esqueçam de deixar um comentário.




Powered By Blogger

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sapateado

Esse vídeo tem muito a nos ensinar, pois ele traz todos os elementos necessários para desenvolvermos um bom trabalho... reflitam

Colégio Diocesano de Garanhuns . Gigante da praça da Bandeira.

Minha homenagem a este querido colégio, em que passei tantos anos da minha vida, aprendi muito com os mestres que fazem aquela casa. Nesse dia 12 de outubro não poderia deixar de prestar a minha homenagem. Parabéns Diocesano!

O medo de Regina Duarte

NÃO PODIA DEIXAR DE POSTAR ESSE TEXTO... ACHEI FANTÁSTICO!
Hoje vou votar, vou vetar: candidato ficha suja mulheres frutas, candidatos a palhaços, cantores fracassados, jogadores de " fútil bol" com prazo de validade vencido, apresentadores de televisão sem programa, enfim todos os candidatos que querem se arrumar as custas da nação.
Hoje vou votar:
  1. No país que recuperou sua auto-estima;
  2. No País que elevou 30 milhões de brasileiros a classe média;
  3. Que retirou 28 milhões de brasileiros abaixo da linha da pobreza;
  4. Que se tornou independente do FMI;
  5. Que investiu em universidades e deu chance de acesso aos pobres;
  6. Interiorizou as escolas técnicas federais;
  7. Que consolidou a energia limpa;
  8. Instituiu a Lei Maria da Penha e o Estatuto do Idoso;
  9. Que elevou a Petrobrás a segunda maior empresa Petroquimíca do mundo;
  10. Está construindo a Transnordestina; a ferrovia norte-sul e a Transposição do Rio São Francisco;
  11. Recuperou a Indústria Naval;
  12. Criou o Bolsa Família;
  13. Recuperou a Policia Federal que desbaratou várias quadrilhas de poderosos;
  14. Colocou um governador pela primeira vez na cadeia;
  15. Que ainda não tem saúde, educação e segurança decentes, nem uma lei eleitoral condizente com sua realidade. Num país que as instituiçoes carecem de maior aparato e a justiça de maiores embasamentos legais; que precisam urgentemente de uma reforma tributária, de um novo código penal e uma nova proposta viaria para o povo. Num país que a corrupção ainda campeia inclusive dentro dos governos. Mas, voto na continuidade deste governo, porque entre perdas e danos o mal é infinitamente menor votando em quem fez efetivamente, mudanças estruturais. Portanto, oito anos após a primeira eleição do presidente Lula, o Brasil não foi incendiado, nem o Comunismo tomou conta. E agora Regina Duarte? O pior é que estão fazendo o mesmo terrorismo com Dilma, mas com certeza o povo não é besta e mais uma vez não se deixará levar por mentirosos e enganadores. O Brasil não vai votar no candidato que representa o retrocesso pra seu povo.

Texto de Carlos Sena

A pertinência da relação PROFESSOR X ALUNO - UMA ANÁLISE DISCIPLINAR

A indisciplina gerada no ambiente escolar tem sido alvo de vários questionamentos por parte dos profissionais da educação, pois tornou-se um dos entraves diante deste processo, no quese refere ao fazer pedagógico como um todo.
O educador parece não dispor mais da devida autonomia dentro da sala, enfrentando problemas como falta de respeito, baixo rendimento da turma e falta de interesse em relação aos conteúdos ministrados.
Frente a esta realidade que o cerca, ele, no objetivo de solucionar a questão, acaba apostando em metodologias frustradas e ineficazes.
Uma delas é o castigo como forma de repressão, cujo resultado, muitas vezes, é a própria repulsa por parte do educando, instaurando com isso um clima de competitividade entre a convivência, na qual nada contribui para que a problemática seja amenizada.
Diante disso, torna-se interessante repensar sobre a atuação docente, uma vez que a indisciplina pode ter várias raízes na relação professor X aluno. O fato se comprova partindo do princípio de que o relacionamento pautado no respeito mútuo e na cooperação são requisitos básicos para a concretude dos objetivos almejados.
Para isso algumas medidas tendem a colaborar para a eficácia dos resultados com base nos seguintes principios:
  • Diante de um problema surgido em sala, o aluno espera o dinamismo, a autenticidade do professor frente a tomada de decisões, sem que estas impliquem a participação de algum membro relacionada a parte administrativa da escola, como diretor, coordenador pedagógico, entre outros.
  • Procurar manter a autoridade sem demonstrar autoritarismo é imprescindível para que o aluno se sinta sujeito da sua própria vivência, onde o respeito será conquistado paulatinamente, não algo imposto por meio de regras previamente determinadas.
  • Promover situações problemas, propiciando um clima de reflexão a respeito de possíveis conflitos, prcurando fazer com que os educandos se coloquem no lugar da pessoa afetada. ta medida aprimora o carater e a persnalidade, como também valoriza a importânciado poder de decisões.

Enfim, frente a esta postura, não significa que o educador deve se redimir do seu verdadeiro papel, possibilitando com isso a desordem, mas que no minímo sua didática esteja adequada ao universo de seu público alvo e que suas relações estejam voltadas a favorecer gradativamente um ambiente de respeito e reciprocidade, com base em principios morais e éticos.

Jogos e atividades- ALFABETIZAÇÃO

Analise cada jogo e cada atividade e aplique aos alunos e forma a refletirem sobre a leitura e a escrita:

1- Jogo dos 7 erros: a professora elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da palavra. A criança deve localizar essas substituições.

2- Jogo dos 7 erros: a professora elabora uma lista de palavras, e em 7 delas, inverte a ordem de duas letras ( Ex: cachorro- cachroro). A criança deve achar esses 7 erros.

3-Cruzadinha: A professora monta a cruzadinha convencionalmente, colocando o desenho para a criança pôr o nome. Mas, para ajudá-las, faz uma tabela com todas as palavras da cruzadinha em ordem aleatória. Assim a criança consulta a tabela e descobre quais são os nomes pelo número de letras, letra inicial, final, etc.

4- Quebra cabeça de rótulos: a professora monta quebra cabeças de róulos e logomarcas conhecidas e, na hora de montar,estimula a criança a pensar sobre a ordem das letras.

5- Ache o estranho: a prfessora recorta de revistas, logomarcas, rótulos, embalagens,etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre um estranho ( ex: 3 alimentos e um produto de limpeza, 4 coisas geladas e uma quente, três marcas começadas por "a" e uma por "j", cola cada grupo em uma folha e pede para o aluno cahar o estranho.

DICAS PARA TORNAR AS SUAS AULAS MAIS DINÂMICAS

Dicas e mais dicas:

Use jogos educativos nas suas aulas

  • Desenvolva atividades lúdicas com seus alunos
  • Procure introduzir cada novo conteúdo de forma diferente
  • Mude a disposição das cadeiras e mesas da sala
  • Faça os alunos participarem das aulas
  • Troque de ambiente e dê aula no pátio da escola
  • Explore cartazes, filmes, vídeos, etc.
  • Traga revistas, jornais, etc.
  • Elabore situações problema para seus alunos resolverem
  • Valorize as opiniões dos seus alunos
  • Faça trabalhos em pequenos grupos ou em grupos sucessivos
  • Solicite uma avaliação das suas aulas aos seus alunos ( se for nas séries do primeiro ciclo, é interessante pedir que eles te imitem e aí vc vai pode avaliar a sua postura)
  • Deixe transparecer que vc acredita em seu aluno e em seu potencial.

Artigo de Maria Luiza Kraemer

VIDA MARIA

A animação conta a história de Maria de Lourdes, retratando assim a vida de várias Marias brasileiras.

Inclusão para todos

REFLITA A PARTIR DESSE VÍDEO


Feliz Dia do Professor!

QUEM É?

QUEM É ESSE ESTRANHO PERSONAGEM?
HOMEM OU MULHER, VELHO OU MOÇO, QUE EM SUA AÇÃO É AO MESMO TEMPO MÚSICO E REGENTE?
QUEM É ESSA ESTRANHA FIGURA QUE EM SEU TRABALHO CHORA E RI, FALA E ESCUTA, CHORA E ENCANTA?
QUEM É ESSE ATOR QUE PRECISA ENTUSIASMAR O GRUPO E AO MESMO TEMPO ATENDER AO APELO INDIVIDUAL?
PRECISA MANTER A ORDEM SEM PERDER A SERENIDADE; FALAR A TODOS, OUVINDO A CADA UM?
QUEM É ESSE ESTRANHO PERSONAGEM?
QUE POSSUI A INDÔMITA MAGIA PARA AJUDAR A TODOS QUE DESABROCHEM E SE EXPRESSEM, APRENDAM E SE TRANSFORMEM, CONSTRUAM E SONHEM?
QUEM É ESSE ESTRANHO MALABARISTA QUE NECESSITA SE EQUILIBRAR ENTRE CONTEÚDOS E COMPETÊNCIAS, LIMITANDO EXCESSOS,FAVORECENDO AUTONOMIA, ACORDANDO INTELIGÊNCIAS, PROVOCANDO PENSAMENTOS?
QUEM É ESSE ANJO QUE EMPRESTA A FILHO DOS OUTROS, O TEMPO QUE PARA OS SEUS NÃO TEM E QUE COBRADOS PELOS DESAFIOS DA VIDA SEMPRE DURA, NÃO CONSEGUE APAGAR A EMOÇÃO QUE A ROTINA PROPICIA?
QUE É ESSE ESTRANHO PERSONAGEM?
QUE NECESSITA SEMPRE RESOLVER, SABER, DECIDIR, PROPOR, DESAFIAR SEM OPORTUNIDADE DE PERDER O INSTANTE, SEM O RECURSO DE DEIXAR PARA DEPOIS?
QUEM POSSUI ESSA AURA PARA ESGOTADO, RENOVAR ESFORÇOS; COMBALIDO ENCONTRAR ENERGIA? QUEM PODE, AO ENTRAR EM CADA CLASSE, REFAZER-SE NOVO COMO SE AQUELA FOSSE A ÚNICA?
QUEM É ESSE ESTRANHO PERSONAGEM?
QUE APRENDE A EMPATIA QUE ENSINA, PRATICA A SOLIDARIEDADE QUE PREGA, ADMINISTRA A PRGRESSÃO DO CURRÍCUO QUE DESEJA, AVALIA COM OLHAR ABRANGENTE, VIBRA COM SUCESSOS QUE NÃO SÃO SEUS.
QUEM É ESSE DISTRIBUIDOR DE SEMENTES QUE NÃO COLHE PARA O PRÓPRIO OS FRUTOS QUE PLANTOU?
QUEM É ESSE ESTRANHO PERSONAGEM?
QUEM É ESSE TEIMOSO OTIMISTA QUE CONFIA NO ALUNO, QUE ACREDITA NO AMANHÃ, QUE ESPERA SEMPRE PELO SONHO?
QUEM É ESSE ESTRANHO PERSONAGEM?
SE IGNORAR A RESPOSTA, BUSQUE NO ESPELHO PREZADO PROFESSOR...

Celso Antunes



Parabéns Professor pelo seu dia!

Link com mensagem em vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=sKXFpKIMtb0