Bem vindos ao meu cantinho!

Oi pessoal! Este cantinho é para partilhar com vocês algumas ideias,
atividades, textos, etc; que possam de fato nos ajudar nesta caminhada na
educação, espero que vocês gostem e não esqueçam de deixar um comentário.




terça-feira, 19 de abril de 2011

Projeto São João

ESCOLA MUNICIPAL JOÃO PESSOA

III EDIÇÃO

Responsáveis: Equipes gestora e docente.
Garanhuns, Junho de 2010.
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO PESSOA



PROJETO MULTIDISCIPLINAR SÃO JOÃO – CULTURA E TRADIÇÃO - (III EDIÇÃO)
DISCPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa, matemática, geografia, história, educação física e artes.
TEMAS TRANSVERSAIS: Ética, Meio ambiente, Pluralidade Cultural.

























JUSTIFICATIVA



Assim como as roupas tradicionais, a festa junina foi feita de retalhos em um processo de aculturação, no qual cada região adaptou a festa a seus costumes, acrescentando novos elementos culturais, chegando a perder os valores tradicionais.
Sendo assim, a Escola Municipal João Pessoa vem desenvolvendo na sua terceira edição o Projeto “São João: Cultura e Tradição”, que visa valorizar e resgatar os verdadeiros costumes desta grande festividade, inserindo elementos culturais na vida dos alunos desta instituição de ensino, proporcionando seu desenvolvimento e sua inserção nesta cultura que aos poucos foi modificada pelos povos e pelo tempo, fortalecendo o seu regionalismo.
O projeto tem um caráter multidisciplinar, e visará à construção de conhecimentos dos alunos, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades.




OBJETIVOS

Ø Compreender a história das festas juninas;
Ø Conhecer e reconhecer algumas das tradições da época;
Ø Descrever e realizar brincadeiras e danças típicas;
Ø Despertar o interesse pelas tradições das festas juninas;
Ø Valorizar a cultura popular;
Ø Pesquisar a origem das festas juninas;
Ø Conhecer a história dos santos padroeiros;
Ø Resgatar a cultura do São João Nordestino;
Ø Pesquisar os festejos juninos em outras regiões do país;
Ø Compreender que o São João foi introduzido no país durante a colonização;
Ø Alertar sobre os perigos dos fogos de artifício;
Ø Estudas biografias de artistas que se consagraram no ritmo típico do são João: Forró, tais como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, etc.;
Ø Trabalhar em equipe o senso de respeito e cooperação para com o próximo;
Ø Reconhecer a diversidade cultural do nosso país;



METODOLOGIA


Ø Sondagem de conhecimentos;
Ø Conversas informais;
Ø Aulas expositivas e dialogadas;
Ø Uso de mapas;
Ø Pesquisas, socialização e criação de textos coletivos;
Ø Montagem e criação de cartazes;
Ø Jogos diversos;
Ø Leituras compartilhadas;
Ø Elaboração de listas;
Ø Ensaio das danças típicas;
Ø Leitura de textos informativos;
Ø Leitura de poesias e/ ou músicas juninas;
Ø Atividades matemáticas com problematização;
Ø Trabalho com receitas típicas;
Ø Construção de painel com dicas juninas;
Ø Apresentação dos trabalhos e das danças;

AVALIAÇÃO







A avaliação será diagnóstica, contínua e processual; analisando as atitudes, procedimentos e conceitos que serão desenvolvidos e incorporados a vida dos nossos alunos.



























SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Atividade 1 – Receitas
As receitas juninas têm ingredientes bem típicos e dão o tom da festa. Elas fazem parte da etapa de organização de uma festa junina. O professor poderá solicitar que os alunos levem receitas juninas. Estas receitas irão compor um livro que deverá ser ilustrado pelos próprios alunos e distribuído na escola e para os responsáveis ou ficar na sala de leitura. Dentre as receitas o professor irá selecionar uma delas para ser executada na própria escola, sendo parte de uma atividade de matemática. Começa-se investigando quantas porções a receita oferece. Os cálculos começam:
Quantos somos?
Quantas receitas serão necessárias para que todos comam?
Quanto devemos alterar nas quantidades para que a receita seja suficiente?
De que ingredientes precisaremos?
Que marca escolheremos? Por quê?
Como mediremos os ingredientes?
Quanto tempo a receita demora para ficar pronta?
Como ela será divida?
Se fôssemos vender, quanto cobraríamos por cada porção?
Quanto custaram os ingredientes?
Quanto lucraríamos?
Bem... Bom apetite matemático!!!
Atividade 2- Cantigas Juninas
O folclore brasileiro está estampado na inocência de muitas cantigas juninas. O jeito de nossa gente, as tradições do nosso povo, a mistura de crenças e hábitos. Tudo isso é tão colorido como a fileira das mais belas bandeirinhas. “As canções mais tradicionais poderão ser exploradas em atividades de produção de texto.
O professor poderá recriar os textos, criando novas versões das tradicionais cantigas; cantigas de histórias poderão ser transformadas em livros. O vocabulário típico poderá ser explorado, ampliando o repertório do aluno. Um trabalho interessante com rimas poderá ser desenvolvido.

Atividade 3 – Tempestade de palavras
Peça para que os alunos falem palavras que se lembram quando pensam em festa junina. Faça uma lista, usando letras grandes na cartolina e fixe-o em um mural junto com as listas de outras turmas, para que os alunos observem e discutam as diferenças.
Atividade 4- Texto fatiado
Trabalhar com os alunos em roda no chão e distribuir para cada um, uma fatia do texto para realizar a leitura. Pode pedir que trabalhem em trio e formem a tira com o alfabeto móvel. Depois digite a música e peça para que eles criem e formem a música na ordem correta.
Atividade 5- Pesquisa
Organize os alunos em grupos e proponha uma pesquisa a respeito de elementos da festividade, depois socializem e criem um texto coletivo;
Atividade 6- Listas de comidas típicas e bingo
Fazer listas coletiva de comidas típicas em cartolina e logo após cada aluno deve escolher seis palavras da lista e concorrerá ao bingo, com regras combinadas entre os participantes. Cada aluno faz sua cartela, seguindo o modelo dado pelo professor. O interessante é que na hora do sorteio professor faça suspense mostrando sílaba por sílaba para que o aluno possa fazer uma leitura mais analisada da palavra Para o vencedor prêmio simbólico.

Atividade 8 – Painel Integrado
Trabalhar alertando sobre o perigo dos fogos de artifício e criar com os alunos pequenos lembretes e colar no mural que ficará exposto na escola e na festa.

Atividade 9 – Correio Elegante
Trabalhar o bilhete, mostrando a importância deste gênero textual e ara que serve. Esta atividade será usada na festa, então deverá ser bastante lembrado o senso de responsabilidade e ética na escrita destes bilhetes.

Nenhum comentário: